• banner formacao 2
  • banner metasV2
  • banner objetivo

16 03 PosCardio Noticia 2O objetivo da pesquisa foi avaliar a composição da microbiota intestinal, composição corporal, perfil lipídico e de resistência a insulina em adeptas ao padrão alimentar vegano, ovolactovegetarianos e onívoro, bem como a qualidade de suas dietas. O público estudado se caracterizou por 119 mulheres jovens, ativas e saudáveis, com baixo risco cardiovascular segundo escore de Framingham (1%), foi identificado perfil lipídico e de resistência a insulina adequados as diretrizes vigentes nos três grupos avaliados e sem diferença significativa, já em relação a composição corporal foi identificado leve sobrepeso nas onívoras e adequação nas vegetarianas.

Em relação a qualidade da deita foi observado através de aplicação e cálculo de registro alimentar de três dias maior consumo de fibra alimentar, vitamina C e carotenoides nas vegetarianas e maior consumo de açúcares, sódio, gorduras saturadas, alimentos processados e ultra-processados nas onívoras. A composição da microbiota intestinal mostrou-se diferente entre os grupos, onde as vegetarianas apresentavam maior abundancia em relação as onívoras de gêneros fermentativos produtores de butirato como a Roseburia spp e Faecalliumbacterium p, estes associados ao maior consumo de fibra alimentar e produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).

Tanto a dieta vegana como a ovolactovegetarianas foram associadas a melhor adequação da composição corporal, qualidade da dieta e composição dos gêneros da microbiota intestinal relacionados a produção de AGCC em relação dieta onívora.

pdf-icon Para conferir a Dissertação de Mestrado, clique aqui.

Nike Air Max 90 Candy Drip
Topo