• banner formacao 2
  • banner metasV2
  • banner objetivo

O programa possui níveis Mestrado e Doutorado, e é destinado a graduados em Medicina ou outras áreas relacionadas. Ele compreende o mestrado e o doutorado como níveis independentes e terminais de ensino, qualificação e titulação, considerando: 

a) Para o Mestrado, o domínio de competências em diversos cenários do campo de atuação do aluno, de forma autônoma e crítica; capacitando-o para solucionar problemas de complexidade crescente, preparar e ministrar aulas, elaborar e realizar projetos de pesquisa e trabalhos científicos;

b) Para o Doutorado, o domínio de competências no campo de atuação do aluno, capacitando-o para reflexão sobre situações novas, adoção de atitudes que lhe permitam integrar aspectos cognitivos e habilidades com elementos éticos e bioéticos, no desenvolvimento de linhas de pesquisa e na execução de projetos próprios e independentes; o Doutor deve ser capaz de criar e liderar núcleos de pesquisa, atuando com criatividade no desenvolvimento e aplicação de metodologias de pesquisa e de formando recursos humanos qualificados para o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços médicos de excelência na rede hospitalar, na comunidade e no Sistema Único de Saúde como um todo;

c) Pós-Doutorado, entendido como um programa de estudo e pesquisa com prazo limitado, desenvolvido por portador de título de Doutor, não constituindo curso ou nível específico de estudos pós-graduados, nem conferindo grau ou título acadêmico.

O conjunto de disciplinas propicia a base teórica a ser desenvolvida com os alunos, para dar suporte ás áreas de concentração e suas linhas de pesquisa, com ênfase na metodologia científica incluindo a bioestatística com modelos não lineares, a avaliação tecnológica em saúde e o processo de decisão clínica e teoria de sistemas complexos.

A Pós-Graduação de Cardiologia possui 16 docentes plenos e a maioria tem bolsa de produtividade da FAPERJ, CAPES ou CNPq. Existem atualmente um Professor Visitante Sênior, Prof Cláudio Gil Soares, e um Professor Visitante Externo, John Edward Hesketh, PhD –- Newscastle University.

Estão matriculados nos Cursos de Mestrado e Doutorado 51 alunos e desses, 24 são bolsistas (11 no mestrado, 10 no curso de doutorado e 3 no doutorado-sanduíche). Há ainda 3 alunos vinculados ao curso de pós-doutorado. As bolsas são provenientes da CAPES-DS e CNPq.

Os alunos graduados no programa são docentes e/ou pesquisadores em todas as universidades do Rio de Janeiro, em diversos estados do País e em universidades de outros países. Ex-alunos assumiram posições em universidades, como reitores ou pró-reitores e também como secretários de saúde de diversos estados.

Topo