• banner formacao 2
  • banner metasV2
  • banner objetivo

E-books

capaebookA COVID-19 é provocada pelo novo coronavírus, SARS-CoV-2, e os primeiros casos foram notificados em dezembro de 2019 na Província de Wuhan na China. Na sequência, rapidamente o vírus alcançou a Europa, Estados Unidos e desembarcou no Brasil. Mesmo depois de quatro meses do primeiro caso confirmado na cidade de São Paulo (04 de março de 2020), muitas dúvidas permanecem ou surgem à medida que os pesquisadores conhecem mais sobre a COVID19 e na proporção que a doença avança.

Interessantemente, a inquietação pela busca em saber mais sobre a nova doença e sobre as medidas para combatê-la começou a surgir nas falas e perguntas dos pacientes e frequentadores do Laboratório do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Reabilitação Cardiorrespiratória (GECARE) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Isso nos permitiu exercitar uma abordagem fundamental no contexto do cuidado em saúde, informar a partir da escuta das dúvidas dos pacientes. Quebrar a lógica da imposição da informação. Neste sentido, os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado do GECARE começaram a catalogar as dúvidas sobre a COVID-19. Isso aconteceu a partir dos grupos de mensagens mantidos com os pacientes durante o período de distanciamento social para orientações e acompanhamento das condições de saúde. Na sequência, um time multiprofissional de saúde foi montado para responder as questões para este 3º E-book sobre COVID-19. Acreditamos que as dúvidas dos pacientes e o formato rápido de perguntas e respostas permitirão que as pessoas em geral possam conhecer mais sobre o contexto da COVID-19.

Clique AQUI para acessar o material.

04 06 poscardio noticiaA doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) afeta principalmente o sistema respiratório, podendo progredir nos casos mais graves para pneumonia e síndrome do desconforto respiratório agudo. No Brasil, o primeiro caso da COVID-19 foi notificado oficialmente em 04 de março de 2020 com a primeira morte no dia 18 de março de 2020.

Pensando nas alterações de rotina dos brasileiros e suas consequências, o e-book "Como cuidar do seu coração na pandemia do COVID-19: exercícios respiratórios", foi criado para informar e orientar a população sobre os seguintes temas como: contextualização sobre exercício físico e Covid-19, Sistema Respiratório, exercícios respiratórios diafragmáticos, fortalecimento muscular inspiratório, respirar para relaxar e o uso de máscaras.

Clique AQUI para acessar o material.

15 04 poscardio noticia ebookOs primeiros casos de Coronavírus (COVID-19) foram relatados em dezembro de 2019 na Província de Wuhan (China) e a infecção rapidamente se espalhou por todo o mundo, apesar das estratégias adotadas pelo Governo Chinês para parar este fenômeno epidemiológico. Quatro meses mais tarde, em 14 de abril de 2020, o COVID-19 se tornou uma pandemia mundial com mais de 1 milhão de casos confirmados e quase 107.000 mortes no mundo. 

Neste contexto, o período de quarentena se estabelecendo como estratégia mais adequada para desacelerar a propagação rápida do COVID-19, sobretudo no Brasil - onde a possibilidade de testar os casos suspeitos, identificar geograficamente e isolar os doentes é pequena - isso pode ter efeitos colaterais sobre outras dimensões da saúde dos pacientes e indivíduos isolados e, principalmente, nos mencionados estar no grupo de risco. Pensando na mudança de rotina dos brasileiros e seus respectivos impactos, foi desenvolvido o E-Book "Como cuidar do seu coração na pandemia do COVID-19: Recomendações para a prática de exercícios físicos e respiratórios", que visa informar e orientar a população sobre os novos paradigmas de atividades físicas adotados com a pandemia do COVID-19.

Para acessar o livro, clique AQUI.

Topo