cancel 1

defesa dis gabriel camargo capa

No dia 26 de fevereiro de 2015, o aluno de mestrado Gabriel Cordeiro Camargo defendeu sua dissertação intitulada: COMPARAÇÃO DO TEMPO DE T1 MIOCÁRDICO EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE 3T COM O TEMPO DE T2* EM 1,5T EM VOLUNTÁRIOS SAUDÁVEIS E PACIENTES COM HEMOCROMATOSE SECUNDÁRIA.

 

O trabalho teve como objetivo avaliar se a medida do tempo de T1, recentemente introduzida à ressonância magnética cardíaca, poderia ser utilizada para quantificar a concentração de ferro miocárdico em alto campo magnético. A adequada quantificação de ferro em tecidos como o coração, é fundamental para o tratamento e acompanhamento de pacientes com hemocromatose primária ou secundária. Devido a impossibilidade de realizar essa avaliação em aparelhos de 3 tesla, diversos centros diagnósticos que trocaram seus equipamentos para os de maior campo, perderam a capacidade de prestar assistência à esses pacientes. Até o momento não existem na literatura estudos que avaliem em seres humanos essa relação entre tempo de T1 e ferro miocárdico em campo magnético de 3 tesla.

 

A conclusão da dissertação foi que a medida do T1 miocárdico realizada em 3 tesla, além de muito reprodutível, se correlaciona fortemente com a concentração de ferro no tecido e tem potencial para ser usada de forma quantitativa. 

pdf icon Clique aqui e leia a tese na íntegra.

 

defesa dis gabriel camargo01defesa dis gabriel camargo02defesa dis gabriel camargo03 

Nike whiteNike

Institucional

Sobre o Programa

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Calendário Acadêmico

Grade Curricular

Disciplinas e ementas

Admissão

normas e regulamentos

Formulario

Informe academico

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

PRODUÇÃO INTELECTUAL

Teses

Dissertações

Publicações
E-books

Projetos

Topo