professor-gilO Prof. Claudio Gil (ICES-UFRJ e orientador do PPG-Cardiologia) participou em meados de março, em San Diego, do Congresso Americano de Cardiologia - 2015. Dentre as diversas atividades, destaca-se sua primeira participação como o único representante internacional do Sport & Exercise Cardiology Council, para o qual foi nomeado e selecionado no final de 2014, a partir de uma indicação do Departamento de Ergometria e da direção da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Segundo o professor, essa foi uma rica e positiva experiência, sendo possível antever ações futuras bastante relevantes na promoção do exercício saudável e do cuidado cardiológico do exercitante e do atleta por esse Council, que mescla grandes e tradicionais nomes na área, como Paul Thompson e Barry Maron, com outros mais jovens e entusiastas como Silvana Molossi, Mike Emery, Jack Salerno, Matthew Martinez e Aaron Baggashi.

Ainda na mesma viagem, o Prof. Claudio Gil fez uma visita científica a Arnold School of Public Health – University of South Carolina, onde se reuniu com o Prof. Steve Blair, principal expoente da epidemiologia do exercício físico/atividade física, e diversos dos seus colaboradores.

Destaca-se ainda a apresentação de um “Seminar Series” pelo nosso professor para os estudantes de pós-graduação e docentes da instituição americana, que teve o título de “Incorporating novel assessment tools in exercise/fitness:
from 30 years of research to clinical practice” e que permitiu, ao longo de pouco mais de uma hora, mostrar e discutir vários dos procedimentos inovadores criados pelo seu grupo de pesquisa nos últimos 30 anos.

Nessa visita avançou a análise dos resultados do primeiro estudo colaborativo e lançaram-se as bases para outras parcerias em pesquisas e no intercâmbio de alunos de pós-graduação e de docentes das duas instituições.

professor gil foto2

NEW BALANCEnike high retro men clothes clearance sale women