As doenças cardiovasculares são de grande importância clínica pois, atualmente acomete grande parte da população brasileira. É de grande valia, estudos que revelem novas alternativas de tratamento para o seu controle. Por isso, torna-se de suma importância a redução dos fatores de risco como forma de prevenção à outras doenças crônicas.

Os adolescentes constituem o segmento de considerável importância na população brasileira. Estudos epidemiológicos têm mostrado que doenças e limitações não são conseqüências inevitáveis do envelhecimento, e que o uso de serviços preventivos, eliminação de fatores de risco e adoção de hábitos de vida saudáveis são importantes determinantes do envelhecimento saudável. Os estudos epidemiológicos sobre as condições e determinantes da saúde do adolescente são fundamentais para subsidiar políticas de saúde voltadas a essa população. Dessa forma, contribuindo para um melhor atendimento por parte dos profissionais de saúde.

O presente estudo está sendo realizado no município de Arraial do Cabo, interior do Rio de Janeiro. Até o momento, 1946 adolescentes (10 - 19 anos de idade), estudantes de 8 escolas públicas da cidade, participaram da primeira etapa da pesquisa, onde foi traçado o perfil epidemiológico. Os adolescentes preencheram questionários de informações gerais, atividade física, alimentação cotidiana e conhecimentos em nutrição. Além disso, foi realizado antropometria (aferição de peso e estatura), circunferências (cintura, quadril, pescoço), aferição de pressão arterial e coleta sanguínea (glicemia, ácido úrico e perfil lipídico). Os adolescentes com excesso de peso (sobrepeso e obesidade) realizarão a segunda etapa da pesquisa, na qual incluirá todas as avaliações anteriores e a intervenção por três meses com a farinha de semente de abóbora, um alimento funcional com propriedades hipolipemiantes que têm sido estudada por auxiliar no emagrecimento"

Nike Kyrie greenMens Running Trainers