A Defesa de Dissertação de Mestrado foi realizada no dia 23 de março de 2016, no Auditório no Auditório Professor Halley Pacheco de Oliveira – 8º andar do HUCFF/UFRJ.

Título: VALOR ADICIONAL DO LIMIAR ANAERÓBIO EM UM MODELO DE PREDIÇÃO DE MORTE GERAL EM UMA COORTE URBANA DE PACIENTES COM DOENÇA DE CHAGAS NA FASE CRÔNICA NA FORMA CARDÍACA.

Resumo: Silva, Roberto Ribeiro da. Valor adicional do limiar anaeróbio em um modelo de predição de morte geral em uma coorte urbana de pacientes com Doença de Chagas na fase crônica na forma cardíaca. Rio de Janeiro, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Cardiovasculares) – Instituto do Coração Edson Saad, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

Introdução: O limiar anaeróbico (LA) é reconhecido como uma medida objetiva que reflete variações no metabolismo dos músculos esqueléticos no exercício. Seu valor prognóstico nas cardiopatias de etiologias não-chagásicas está bem estabelecido. Por outro lado, a avaliação de risco de morte em cardiopatas chagásicos está relativamente bem estabelecida pelo escore de Rassi. Porém, o valor adicional que o LA pode trazer ao escore de Rassi não foi estudado até o momento. Objetivos: avaliar se o LA apresenta um efeito adicional ao escore de Rassi em pacientes com doença de Chagas crônica na forma cardíaca, determinando um possível percentual de acréscimo. Métodos: estudo prospectivo de coorte dinâmica com análise retrospectiva de prontuários, no qual foram analisados 150 prontuários de pacientes. Foram selecionados para a coorte os 45 prontuários de pacientes que realizaram teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) entre 1996 e 1997, os quais tiveram o escore de Rassi aplicado retrospectivamente para a data da realização do TCPE, sendo acompanhados até setembro de 2015. A análise dos dados, para detectar a associação entre as variáveis estudadas, foi realizada através de um modelo de regressão logística. Foi utilizado o software R versão 2.13. Resultados: 8 pacientes (17,78%) morreram até setembro de 2015, sendo 7 deles (87,5% dos óbitos) por causas cardiovasculares, dos quais apenas 4 (57,14%) eram considerados de alto risco pelo escore de Rassi. Com o escore de Rassi como variável independente, sendo óbito o desfecho, obtivemos uma área sob a curva (AUC)=0,711, com R2=0,214. Já instituindo o LA como variável independente, verificamos AUC=0,706, com R2=0,078. Quando definimos o escore de Rassi mais o LA como variáveis independentes, foi obtida uma AUC=0,800 e um R2=0,263. E finalmente, definindo como variáveis independentes o escore de Rassi, o LA e a interação entre essas duas variáveis achamos uma AUC=0,797 e um R2=0,267. Conclusão: quando a variável LA é incluída na regressão logística, a mesma aumenta em 5% a explicação (R²) à estimativa de morte.

pdf icon Confira a Defesa de Dissertação de Mestrado aqui

collage-roberto