cancel 1

(+55) 21 2590-6916

LATTES: http://lattes.cnpq.br/8688694657606654

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8009-7273

Biografia

Formado em Medicina pela Universidad Nacional de Rosario (1970), tem mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1979) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Professor Adunto de Bioquímica da UFRJ 1982-1994. Professor Titular de Bioquímica 1994-1999. Professor Titular de Biofísica e Fisiologia 1999-2014 e Professor Emérito desde junho de 2015. Foi Coordenador da Área de Ciências Biológicas II da CAPES (2005-2011) e se desempenha novamente nesta função desde setembro de 2014. Desde 2003 é Diretor Científico do Programa de Oncobiologia da UFRJ. Desde 2013 é Diretor do CENABIO/UFRJ (Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem e Núcleo de Biologia Estrutural e Bioimagem da UFRJ). Tem experiência na área de Biofísica e Fisiologia, com ênfase em Biofísica de Processos e Sistemas. Seu principal campo de interesse científico é o estudo de fenômenos de transporte iônico através de membranas biológicas e de sua regulação em condições fisiológicas e patológicas. Mais recentemente, seu laboratório passou a investigar a potencialidade de terapias celulares em modelos experimentais de nefropatias. É Cientista do Nosso Estado (Rio de Janeiro), membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico desde 2009.

Andréa Silvestre de Sousa

(21) 3865-9506

Email: andreasilvestre0203@gmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/0990926729685349

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8266-4801

RESEARCH ID: https://publons.com/researcher/2683794/andrea-s-sousa/

GOOGLE SCHOOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?user=A_CpE5UAAAAJ&hl=pt-BR&oi=sra

Biografia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1995), mestrado (2000) e doutorado (2003) em Medicina (Cardiologia) pela UFRJ. Atualmente é Pesquisadora Titular do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Professora Adjunta de Cardiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e assistente de pesquisa do Instituto D'Or de Ensino e Pesquisa, Cientista do Nosso Estado (2020) da FAPERJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de chagas, cardiopatia chagásica crônica, atenção à saúde, estudo de coorte.

Linhas de Pesquisa

Estudo da morbimortalidade da Doença de Chagas em uma coorte de um grande centro urbano; programa de reabilitação cardiopulmonar em pacientes com cardiopatias de etiologia infecciosa; Utilização da imagem molecular no estudo dos mecanismos envolvidos na gênese das arritmias ventriculares da Doença de Chagas; Fibrose cardíaca na Doença de Chagas avaliada pela ressonância magnética; Estudo BENEFIT, que tem por objetivo o estudo clínico randomizado multicêntrico controlado por placebo, com mascaramento duplo do tratamento com benzonidazol, em pacientes com cardiopatia chagásica crônica e visa avaliar se 60 dias de tratamento reduz a mortalidade e a morbidade nesta população; Insuficiência Cardíaca Descompensada (ICD): análise do perfil etiológico, preditores prognósticos e impacto da clínica de IC na qualidade da abordagem diagnóstica e terapêutica; Fibrose cardíaca na Doença de Chagas avaliada pela ressonância magnética; Efeitos da doxorrubicina em cardiomiócitos derivados de células-tronco pluripotenciais obtidas de pacientes sensíveis e resistentes a cardiotoxicidade por antraciclinas; O papel do Strain e mapeamento T1 e T2 na avaliação da cardiotoxicidade no câncer de mama; Análise genética das canalopatias cardíacas em pacientes brasileiros e seus familiares; Avaliação de fibrose cardíaca por mapeamento T1 e do risco cardiovascular em Pacientes com doença hepática gordurosa não alcóolica; Utilização da imagem molecular no estudo dos mecanismos envolvidos na gênese das arritmias ventriculares da Doença de Chagas.

Andrea Rocha de Lorenzo

Médica
Serviço de Medicina Nuclear

Departamento de Radiologia

(+55) 21 3938-2244

Email: andlorenzo@hotmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/0909492902691943

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8522-6612

GOOGLE SCHOLAR: andlorenzo@cardiol.br

Biografia

Graduação em Medicina pela UFRJ em 1995; Residência Médica em Cardiologia, Mestrado em Cardiologia e Doutorado em Cardiologia pela UFRJ. Atualmente médica do serviço de Medicina Nuclear do HUCFF. Também é médica do INC e coordenadora do mestrado profissional em Ciências Cardiovasculares do INC.

Interesse de Pesquisa

Cintilografia miocárdica; imagem cardiovascular; cardiologia clínica

Linhas de Pesquisa

Cintilografia miocárdica e suas aplicações; imagem cardiovascular; estudos da microcirculação em Cardiologia

Publicações mais Relevantes

DE LOURENZO, A.; LIMA, R. S. L.; SIQUEIRA-FILHO, A.; PANTOJA, M. Prevalence and prognostic value of perfusion defects detected by stress technetium-99m sestamibi myocardial perfusion single-photon emission computed tomography in asymptomatic patients with diabetes mellitus and no known coronary artery disease. The American Journal of Cardiology. JCR, v.90, p.827 - 832, 2002.

Hayes SW; DE LOURENZO, A.; HACHAMOVITCH, R.; DHAR, S.; HSU, P.; FRIEDMAN, J. D.; COHEN, I.; BERMAN, D. S. Prognostic implications of combined prone and supine acquisitions in patients with equivocal or abnormal supine myocardial perfusion SPECT. The Journal of Nuclear Medicine (1978). JCR, v.44, p.1633 - 1640, 2003.

DE LOURENZO, A.; FONSECA, L. M.; LANDESMANN, M. C.; LIMA, R. S. L. Comparison between short-acquisition myocardial perfusion SPECT reconstructed with a new algorithm and conventional acquisition with filtered backprojection processing. Nuclear Medicine Communications. JCR, p.1 - , 2010.

DE LOURENZO, Andrea; ESCOBAR, Silas; TIBIRIÇÁ, Eduardo. Systemic endothelial dysfunction: a common pathway for COVID-19, cardiovascular and metabolic diseases. NUTRITION METABOLISM AND CARDIOVASCULAR DISEASES. JCR, v.1, p.1 - , 2020

DE LOURENZO, A; KASAL, D.; TURA, B.; LAMAS, C.; REY, H. C. Acute cardiac injury in patients with COVID-19. AMERICAN JOURNAL OF CARDIOVASCULAR DISEASE. , v.10, p.28 - , 2020.

Annie Seixas Bello Moreira

(21) 3344-1340

Email: anniebello@gmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/6785913715818890

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3263-613X

RESEARCH GATE:

GOOGLE SCHOOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?user=CDIuKkwAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

Biografia

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ. Formação pelo Food & Spirit Practitioner Program, pelo Intuitive Eating Program e Heath Coach pela Carevolution. É pesquisadora do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), responsável pela área nutrição / aterosclerose, nutricionista do ambulatório de Prevenção de Doença Cardiovascular e Aterosclerose e Professora do mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares - INC. É professora adjunta de Nutrição Clínica da UERJ, Docente do curso de Pós Graduação Stricto Senso em Nutrição, Alimentação e Saúde (UERJ) e do Curso de Pós Graduação Lato Senso de Terapia Nutricional (UERJ) e Nutrição Clínica (UFRJ), e Nutrição Biofuncional Fitoterapia (FAISA/RS). Nutricionista da Câmara técnica de Geriatria e Gerontologia - RJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças Cardiovasculares, obesidade, envelhecimento e dislipidemia.

Linhas de Pesquisa

Nutrição e Aterosclerose; Nutrição em Cardiologia.

Basilio de Bragança Pereira

(21) 25622594/ (21) 25622558

Email: basilio@hucff.ufrj.br

LATTES: http://lattes.cnpq.br/1630001390710656

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3098-092X

RESEARCH GATE: https://www.researchgate.net/profile/Basilio-Pereira

GOOGLE SCHOOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?user=hBlOCCgAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

Biografia

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1968), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE (1970, Orientador: Jack Schetman) Mestrado e Doutorado em Statistics pelo Imperial College Of Science Technology And Medicine - University of London (1972-1976, Orientador: Sir. David R. Cox), Livre Docente em Estatística Aplicada - COPPE (1989) e Pós-doutorado na Penn State University (2003-2004, Supervisor: Calyampudi Radhakrishna Rao). Foi Pesquisador do CNPQ desde 1981 e Pesquisador 1A em Engenharia de Produção até 1999, voltando a ser Pesquisador do CNPQ de 2010/2013. Foi Coordenador Adjunto da COPPETEC (1978-1979) e Coordenador da Pós graduação de Estatística (1980-1981, 1987-1989). Foi Professor Titular da Faculdade de Medicina (1998-2015) e Professor Titular da COPPE (1989-1994). Coordenou o Núcleo Assessoria Estatística da Divisão de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ (2004-2012). Foi membro do corpo editorial de Pesquisa Operacional, Cadernos Saúde Coletiva, Revista de Nutrição, Journal of the Interamerican Statistical Institute (Estadistica), Journal of Forecasting, Statistical Theory and Methods Abstract (Latin America) e Reviewer do Mathematical Reviews. Atualmente é Professor Emérito da Faculdade de Medicina e do ICES/UFRJ. É Pesquisador Colaborador do LNCC (2018-atual), Pesquisador Visitante Emérito FAPERJ (2018-atual). Integra o Corpo Docente Permanente da Pós Graduação em Medicina (Cardiologia), onde foi o Coordenador substituto desta Pós-graduação (2014-2021). Tem experiência na área de Teoria e Métodos Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Statistical Machine Learning e Aplicações em Medicina, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Estatística em Medicina, Escolha de Modelos Estatísticos, Redes Neurais em Estatística, Analise de Sobrevivência, Séries Temporais.

Linhas de Pesquisa

Análise de Sobrevivência; Bioestatística; Estatística para Qualidade; Métodos de Previsão; Redes Neurais; Séries Temporais; Aprendizado Estatístico; Inferência Estatística; Séries Temporais; Ensaios Clínicos; Estatística Aplicada.

Eduardo Vera Tibiriçá

Pesquisador Sênior

Coordenação de Ensino e Pesquisa - Instituto Nacional de Cardiologia -Ministério da Saúde

Rua da Laranjeiras 374, 22240-006 - Rio de Janeiro - RJ

(+55) 21 99914-6075

Email: etibi@uol.com.br

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2089394406081512

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3406-9300

Biografia

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), residência médica em Anestesiologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Diplôme Détudes Approfondies (Área Farmacologia) - Université Louis Pasteur (1987) e doutorado em Farmacologia Celular e Molecular - Université Louis Pasteur, Strasbourg, França (1990). Atualmente é Pesquisador Titular do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz e Coordenador do Núcleo Integrado de Investigação Cardiovascular do Instituto Nacional de Cardiologia, Rio de Janeiro. Tem experiência na área de farmacologia experimental e clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia e farmacologia cardiovascular, farmacologia de produtos naturais, reatividade microvascular em doenças cardiometabólicas (hipertensão arterial e diabetes). Bolsista Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Bolsa de Pesquisa do CNPq 1C.

Interesse de Pesquisa

A microcirculação cutânea tem sido considerada como um leito vascular acessível e representativo na avaliação da reatividade microvascular sistêmica. De fato, existem evidências demonstrando a existência de uma associação entre a reatividade microvascular cutânea e a função microcirculatória em diferentes leitos vasculares, tanto com relação aos mecanismos subjacentes quanto na intensidade da resposta vasodilatadora dependente de endotélio. Assim, acreditamos que existam alterações microcirculatórias sistêmicas em pacientes obesos, mesmo naqueles considerados metabolicamente saudáveis, as quais podem ser detectadas através da fluxometria laser, de forma não invasiva na microcirculação cutânea, ou na mucosa sublingual através da técnica de fluxo lateral de campo escuro (sidestream darkfield imaging, SDF). A fluxometria microvascular tem sido utilizada há vários anos pela nossa equipe na avaliação do fluxo e da reatividade microvascular em doenças cardiovasculares e metabólicas. O SDF é uma técnica de imagens da microcirculação de desenvolvimento recente que se caracteriza por ser não invasiva, apresentar alta sensibilidade e qualidade de imagens, além da portabilidade. A técnica utiliza um sistema de iluminação concêntrico com diodos emissores de luz (LED) que produzem imagens muito nítidas da microcirculação na mucosa sublingual. As imagens fornecem dados fundamentais com relação à heterogeneidade da perfusão microcirculatória, através da identificação da relação entre capilares não perfundidos com relação aos capilares continuamente perfundidos. Estas técnicas têm sido utilizadas em nosso laboratório na avaliação da reatividade microvascular sistêmica em doenças cardiovasculares e metabólicas.

Linhas de Pesquisa

Avaliação da função e reatividade microvascular sistêmica em doenças cardiovasculares e metabólicas, incluindo: Hipertensão arterial primária associada à disfunção erétil; Hipertensão arterial resistente; Obesidade metabolicamente saudável; Efeitos do exercício físico aeróbio; Efeitos da reabilitação cardiovascular; Efeitos da circulação extracorpórea em cirurgia de revascularização do miocárdio; Efeitos da circulação extracorpórea em cirurgia de correção de cardiopatias congênitas; Efeitos de agentes anestésicos endovenosos; Doença de Chagas; Efeitos de dietas ricas em carboidratos e lipídeos

Publicações mais Relevantes

VERRI V, NASCIMENTO AR, BRANDÃO AA, TIBIRICA E. (2021): Effects of chronic type 5 phosphodiesterase inhibition on penile microvascular reactivity in hypertensive patients with erectile dysfunction: a randomized placebo-controlled trial. Journal of Human Hypertension 35(4): 360-370.

FREITAS F, TIBIRICA E, SINGH M, FRASER PA, MANN GE (2020): Redox regulation of microvascular permeability: IL-1β potentiation of bradykinin-induced permeability is prevented by simvastatin. Antioxidants 9 (12): E1269.

SABIONI L, DE LORENZO A, LAMAS C, MUCCILLO F, CASTRO-FARIA-NETO HC, ESTATO V, TIBIRICA E (2020): Systemic microvascular endothelial dysfunction and disease severity in COVID-19 patients: Evaluation by laser Doppler perfusion monitoring and cytokine/chemokine analysis. Microvascular Research 134: 104119.

KASAL DAB, BRITTO A, VERRI V, DE LORENZO A, TIBIRIÇÁ E (2020). Systemic microvascular endothelial dysfunction is associated with left ventricular ejection fraction reduction in chronic Chagas' disease patients. Microcirculation 29 (11):1596-1602.

ALEXANDRE-SANTOS B, ALVES R, MATSUURA C, SEPÚLVEDA-FRAGOSO V, VELASCO LL, MACHADO MV, TIBIRIÇÁ E, DA NÓBREGA ACL, D’ANGELO CM, FRANTZ EDC (2020): Modulation of cardiac renin-angiotensin system, redox status and inflammatory profile by different volumes of aerobic exercise training in obese rats. Free Radical Biology and Medicine 156:125-136.

LEARDINI-TRISTÃO M, ANDRADE G, GARCIA C, REIS PA, LOURENÇO M, MOREIRA E, LIMA FRS, CASTRO-FARIA-NETO HC, TIBIRICA E, ESTATO V (2020). Physical exercise promotes astrocyte coverage of microvessels in a model of chronic cerebral hypoperfusion. Journal of Neuroinflammation 17(1):117.

UGENTI V, ROMANO AC, TIBIRIÇÁ E (2018): Microvascular endothelial dysfunction during cardiopulmonary bypass in surgery for correction of cyanotic and acyanotic congenital heart disease. Microvascular Research 120: 55-58.

BORGES JP, NASCIMENTO AR, LOPES GO, MEDEIROS-LIMA DJM, COELHO MP, NASCIMENTO PMC, KOPILER DA, MATSUURA C, MEDIANO MFF, TIBIRICA E (2018): The impact of exercise frequency upon microvascular endothelium function and oxidative stress among patients with coronary artery disease. Clinical Physiology and Functional Imaging 38(5): 840-846.

BORGES JP, MEDIANO MFF, FARINATTI PTV, COELHO M, MARINO P, KOPILER DA, TIBIRIÇÁ E (2016): The effects of non-supervised home-based exercise on functional capacity six months after discharge from a cardiac rehabilitation program. Journal of Physical Activity and Health 24:1-20

HUGUENIN G, MOREIRA A, SAINT'PIERRE TD, GONÇALVES RA, ROSA G, OLIVEIRA GMM, LUIZ RR, TIBIRIÇÁ E (2015): Effect of brazil nut granulated on systemic microcirculation of hypertensive and dyslipidemic patients: a crossover randomized controlled trial. Microcirculation 22: 687-699.

Gabriel Porto Soares

Médico - Cardiologista
Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador - CPST

Endereço Oficial:

Rua Mauricio Joppert da Silva, S/N, CPST-UFRJ, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ.

(+55) 24 98852-8203

Email: gabrielportosoares@gmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3967558059089745

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7058-799X

GOOGLE SCHOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?user=0o1KA5cAAAAJ&hl=pt-BR

Biografia

Graduação em Medicina pela Universidade Severino Sombra (2005). Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Universitário de Vassouras. Residência Médica em Cardiologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. Mestre em Cardiologia pela Faculdade de Medicina/UFRJ. Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina/UFRJ. Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Médico da Seção de Perícias Médicas da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador da UFRJ desde fevereiro de 2010, e Professor Colaborador da pós-graduação em Cardiologia/Instituto do Coração Edson Saad da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2018. Sou professor Adjunto II de Cardiologia do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras-RJ desde fevereiro de 2010, onde também sou professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde. Atuo profissionalmente, realizando assistência médica, ambulatório de cardiologia com alunos de graduação do 3º ano, Internato em medicina e residência médica em clínica médica e cardiologia na Universidade de Vassouras, além de aulas teóricas das disciplinas de farmacologia aplicada e cardiologia. Oriento alunos no programa de pós graduação em Cardiologia do Instituto do Coração da UFRJ e do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade de Vassouras. Desde 2019 tenho participado do trabalho conjunto entre Universidades do Brasil e membros internacionais intitulado Cardiovascular Statistics Brazil, desenvolvendo trabalhos de estatística e epidemiologia das doenças cardiovasculares no Brasil com apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Interesse de Pesquisa

Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares, incluindo doenças cerebrovasculares e doenças isquêmicas do Coração.

Correlação de taxas de mortalidade por doenças todas as causas de óbito, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doenças isquêmicas do Coração com indicadores socioeconômicos e outras variáveis e fatores de risco ambientais.

Desenvolvimento de Softwares e Aplicativos para auxílio em decisões clínicas diagnósticas e terapêuticas.

Desenvolvimento de Softwares e Aplicativos para auxílio em elaboração de laudos para exames complementares.

Análise e elaboração de bancos de dados de morbidade, mortalidade e letalidade das doenças cardiovasculares e outras causas de adoecimento ou óbito.

Análise de variáveis que influenciam nos desfechos dos procedimento de alta complexidade em cardiologia, cirurgias cardíacos, procedimentos percutâneos e em arritmologia.

Linhas de Pesquisa

Análise de Indicadores e da Mortalidade dos Pacientes Aposentados por Invalidez na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Impacto da Cardiopatia Grave. Comparar as taxas de mortalidade dos servidores aposentados por cardiopatia grave com outras causas de aposentadoria em servidores públicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aposentados por invalidez entre dezembro de 1990 e dezembro de 2017;

MÉTODOS DE IMAGEM NAS PRINCIPAIS SÍNDROMES NA EMERGÊNCIA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE SAÚDE. Desenvolver e disponibilizar um aplicativo de saúde para smartphone e tablets, que seja utilizado como material didático informativo, destinado aos médicos atuantes nos serviços de urgência/emergência, orientador quanto aos métodos de imagem adequados para as principais síndromes da prática médica de urgência.

Evolução de Indicadores Socioeconômicos e da Mortalidade por Doenças do Aparelho Circulatório nos Municípios do Estado do Rio de Janeiro

Mortalidade por Doenças Cardiovasculares e Desigualdades Sociais no Estado do Rio de Janeiro - Perfil Clínico Epidemiológico das Doenças Cardiovasculares no Município de Vassouras

Fator de Correção para Aplicação do EuroSCORE em Hospital Universitário

Publicações mais Relevantes

Diretriz brasileira de prevenção cardiovascular AF Simão, DB Précoma, JP Andrade, H Correa, JFK Saraiva, et al. Arquivos brasileiros de cardiologia 101, 1-63. 2013

Atualização da diretriz de prevenção cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia-2019 DB Précoma, GMM Oliveira, AF Simão, OP Dutra, OR Coelho, MCO Izar, et al. Arquivos Brasileiros de Cardiologia 113 (4), 787-891. 2019

Mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares em três estados do Brasil, 1980 a 2006 GP Soares, JD Brum, GMM Oliveira, CH Klein, NAS Silva Revista Panamericana de Salud Pública 28, 258-266. 2010

Evolution of socioeconomic indicators and cardiovascular mortality in three Brazilian states GP Soares, JD Brum, GMM Oliveira, CH Klein, NAS Silva Arquivos brasileiros de cardiologia 100 (2), 147-156. 2013

Prevalência de alterações do índice tornozelo-braço em indivíduos portadores assintomáticos de doença arterial obstrutiva periférica AGM de Jesus Torres¹, ÉG Machado¹, T de Souza Lopes¹, PC Gentile¹, et al. Rev Bras Cardiol 25 (2), 87-93. 2012

Mortalidade por doenças isquêmicas do coração, cerebrovasculares e causas mal definidas nas regiões do Estado do Rio de Janeiro, 1980-2007

GP Soares, JD Brum, GMM Oliveira, CH Klein, NAS Silva Rev SOCERJ 22 (3), 142-50. 2009 - Evolution of Cardiovascular Diseases Mortality in the Counties of the State of Rio de Janeiro from 1979 to 2010

GP Soares, CH Klein, NAS Silva, GMM Oliveira Arquivos brasileiros de cardiologia 104, 356-365. 2015 - Cardiovascular Statistics–Brazil 2020 GMM Oliveira, LCC Brant, CA Polanczyk, A Biolo, BR Nascimento, et al. Arquivos Brasileiros de Cardiologia 115, 308-439. 2020.

Mortality from circulatory system diseases and malformations in children in the State of Rio de Janeiro TR Salim, GP Soares, CH Klein, GMM Oliveira Arquivos brasileiros de cardiologia 106, 464-473. 2016

Evolução da mortalidade por doenças do aparelho circulatório e do produto interno bruto per capita nos municípios do estado do Rio de Janeiro GP Soares, CH Klein, NAS Silva, GMM Oliveira International Journal of Cardiovascular Sciences 31, 123-132. 2018

Gisele Zapata-Sudo

(21) 39386505/ (21) 39386478

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3556763327505751

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9066-5027

Biografia

Possui graduação em Medicina pelo Fundação Tecnico Educacional Souza Marques Escola de Medicina(1986), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1989), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1994), pós-doutorado pela Wake Forest University Bowman Gray School Of Medicine(1996) e pós-doutorado pela Wake Forest University Bowman Gray School Of Medicine(2000). Atualmente é Professor Assocido da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Membro de corpo editorial da The Open Natural Products Journal, Revisor de periódico da European Journal of Medicinal Chemistry.

Glaucia Maria Moraes de Oliveira

LATTEShttp://lattes.cnpq.br/7081137143097605
ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0737-6188

RESEARCH GATE: https://www.researchgate.net/profile/Glaucia_Oliveira6

Biografia

Cardiologist and currently associate professor in the Department of Internal Medicine in the area of cardiology at the Faculty of Medicine of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). She holds a master's degree in Internal Medicine, with a concentration in Cardiology, from the Federal University of Rio de Janeiro (1991) and a doctorate in Medicine (Cardiology) also from the Federal University of Rio de Janeiro (2003). She works mainly in the following areas: epidemiology of cardiovascular diseases, cardiointensivism and echocardiography.

Glorimar Rosa

Doutora em Ciências - Professora Associada

Departamento de Nutrição e Dietética, Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Endereço Oficial:

Avenida Carlos Chagas Filho 373, Prédio do Centro de Ciências da Saúde, bloco J, 2o andar, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética, sala 25

(21) 3938-6596

Email: glorimar@nutricao.ufrj.br

LATTES: http://lattes.cnpq.br/4825424661783512

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7672-8709

GOOGLE SCHOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=uJRJNIEAAAAJ&view_op=list_works

Biografia

Professora Associada de nutrição Clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sua pesquisa está vinculada ao Centro de Pesquisas e Extensão em Nutrição Clínica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Medicina/Cardiologia da Faculdade de Medicina (UFRJ), onde é credenciada para mestrado e doutorado. Atua na área de Nutrição com ênfase em Nutrição em Cardiologia e Nutrição Clínica. Atualmente, desenvolve ensaios clínicos voltados doenças cardiovasculares (DCV) e/ou seus fatores de risco e alimentos com alegação de propriedade funcional. Em suas pesquisas utiliza diferentes alimentos funcionais sob a forma de farinhas e óleos dietéticos no tratamento e/ou prevenção das DCVs e seus fatores de risco, como obesidade, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias e diabetes mellitus.

Interesse de Pesquisa

Nutrição e fatores de risco cardiovasculares

Nutrição em Cardiologia

Publicações mais Relevantes

A coconut extra virgin oil-rich diet increases HDL cholesterol and decreases waist circumference and body mass in coronary artery disease patients. DA Cardoso, ASB Moreira, GMM de Oliveira, RR Luiz, G Rosa. Nutricion Hospitalaria 32 (5), 2144-2152111, 2015.

Evaluation of systemic microvascular endothelial function using laser speckle contrast imaging. I Cordovil, G Huguenin, G Rosa, A Bello, O Köhler, R de Moraes, .Microvascular research 83 (3), 376-379, 2012.

The Ala allele in the PPAR-γ2 gene is associated with reduced risk of type 2 diabetes mellitus in Caucasians and improved insulin sensitivity in overweight subjects.GVB Huguenin, G Rosa. British journal of nutrition 104 (4), 488-49, 2010

Improvement of antioxidant status after Brazil nut intake in hypertensive and dyslipidemic subjects. GVB Huguenin, GMM Oliveira, ASB Moreira, TD Saint’Pierre. Nutrition journal 14 (1), 1-10, 2015.

Effect of chia seed (Salvia hispanica L.) consumption on cardiovascular risk factors in humans: a systematic review. C de Souza Ferreira, LF de Sousa Fomes, GE Santo da Silva, G Rosa. Nutricion hospitalaria 32 (5), 1909-1918, 2015.

Effects of the Intake of Sesame Seeds (Sesamum indicum L.) and Derivatives on Oxidative Stress: A Systematic Review. LA Vittori Gouveia, CA Cardoso, GMM de Oliveira, G Rosa, ASB Moreira. Journal of medicinal food 19 (4), 337-345, 2016.

Microencapsulated conjugated linoleic acid associated with hypocaloric diet reduces body fat in sedentary women with metabolic syndrome. RF Carvalho, SK Uehara, G Rosa. Vascular health and risk management 8, 66, 2012

Association of homocysteinemia with high concentrations of serum insulin and uric acid in Brazilian subjects with metabolic syndrome genotyped for C677T polymorphism in the .SK Uehara, G Rosa. Nutrition Research 28 (11), 760-766, 2008.

Intake of partially defatted Brazil nut flour reduces serum cholesterol in hypercholesterolemic patients-a randomized controlled trialRF Carvalho, GVB Huguenin, RR Luiz, ASB Moreira, GMM Oliveira, ...Nutrition Journal 14 (1), 1-9, 2015.

Possíveis benefícios do ácido clorogênico à saúdeE Garambone, G Rosa. Alimentos e Nutrição Araraquara 18 (2), 229-235, 2008. "

Financiamentos

Edital - Programa Apoio à Realização de Ensaios Clínicos em Instituições Sediadas no Estado do Rio de Janeiro 2012, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Edital Universal, CNPq., em 2011. Apoio Financeiro à pesquisa - APQ-1, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, 2009. Bolsa do Programa Jovem Cientista do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, em 2009.

José Hamilton Matheus Nascimento

Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho

Endereço Oficial: Av. Carlos Chagas Filho, 373 - CCS, bloco G, sala G2-45 - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ.

(+55) 21 3938-6555

Email: jhmn@biof.ufrj.br

LATTES: http://lattes.cnpq.br/8409100702185968

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7052-254X

GOOGLE SCHOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?user=Nr21vksAAAAJ&hl=pt-BR

Biografia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e pós-doutorado pela Université de Tours-França (1998). Atualmente é Professor Associado e chefe do Laboratório de Eletrofisiologia Cardíaca do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ. Orientou 12 Mestres e 7 Doutores.

Interesse de Pesquisa

Tem experiência nas áreas de Fisiologia e Biofísica Cardiovascular, com ênfase em Eletrofisiologia Cardíaca. Os principais temas de interesse são: mecanismos cardioprotetores contra danos de isquemia/reperfusão miocárdica, remodelamento elétrico cardíaco induzido por exercício e esteróides anabólicos, cardiotoxicidade do mercúrio, mecanismos de gênese de arritmias cardíacas induzidas por fármacos, potencial terapêutico de fármacos na hipertensão arterial pulmonar e modulação de canais iônicos por autoanticorpos.

Linhas de Pesquisa

Hipertensão arterial sistemica e pulmonar: mecanismos fisiopatológicos e estratégias terapêuticas; Isquemia e reperfusão miocárdica: mecanismos endógenos e exógenos de cardioproteção; Adaptação cardiovascular ao exercício: efeitos de esteróides anabólicos na hipertrofia e remodelamento elétrico cardíaco.

Publicações mais Relevantes

BKCa Channel Activation Attenuates the Pathophysiological Progression of Monocrotaline-Induced Pulmonary Arterial Hypertension in Wistar Rats. Ferraz AP, Seara FAC, Baptista EF, Barenco TS, Sottani TBB, Souza NSC, Domingos AE, Barbosa RAQ, Takiya CM, Couto MT, Resende GO, Campos de Carvalho AC, Ponte CG, Nascimento JHM.Cardiovasc Drugs Ther. 2020 Nov 27. doi: 10.1007/s10557-020-07115-5.   New Cardiomyokine Reduces Myocardial Ischemia/Reperfusion Injury by PI3K-AKT Pathway Via a Putative KDEL-Receptor Binding.

Maciel L, de Oliveira DF, Mesquita F, Souza HADS, Oliveira L, Christie MLA, Palhano FL, Campos de Carvalho AC, Nascimento JHM, Foguel D.J Am Heart Assoc. 2021 Jan 5;10(1):e019685. doi: 10.1161/JAHA.120.019685.   Exogenous 10 kDa-Heat Shock Protein Preserves Mitochondrial Function After Hypoxia/Reoxygenation.

Maciel L, de Oliveira DF, Monnerat G, Campos de Carvalho AC, Nascimento JHM.Front Pharmacol. 2020 May 5;11:545. doi: 10.3389/fphar.2020.00545.   Methylmercury Poisoning Induces Cardiac Electrical Remodeling and Increases Arrhythmia Susceptibility and Mortality.

Santos Ruybal MCP, Gallego M, Sottani TBB, Medei EH, Casis O, Nascimento JHM.Int J Mol Sci. 2020 May 15;21(10):3490. doi: 10.3390/ijms21103490. Cardioprotection by the transfer of coronary effluent from ischaemic preconditioned rat hearts: identification of cardioprotective humoral factors.

Maciel L, de Oliveira DF, Verissimo da Costa GC, Bisch PM, Nascimento JHM.Basic Res Cardiol. 2017 Sep;112(5):52. doi: 10.1007/s00395-017-0641-2. The blockade of angiotensin AT1 and aldosterone receptors protects rats from synthetic androgen-induced cardiac autonomic dysfunction.

Marques Neto SR, da H Silva A, dos Santos MC, Ferraz EF, Nascimento JH.Acta Physiol (Oxf). 2013 Jun;208(2):166-71. doi: 10.1111/apha.12056. Chronic treatment with anabolic steroids induces ventricular repolarization disturbances: cellular, ionic and molecular mechanism.

Medei E, Marocolo M, Rodrigues Dde C, Arantes PC, Takiya CM, Silva J, Rondinelli E, Goldenberg RC, de Carvalho AC, Nascimento JH.J Mol Cell Cardiol. 2010 Aug;49(2):165-75. doi: 10.1016/j.yjmcc.2010.04.014.  AT1 and aldosterone receptors blockade prevents the chronic effect of nandrolone on the exercise-induced cardioprotection in perfused rat heart subjected to ischemia and reperfusion.

Marques-Neto SR, Ferraz EB, Rodrigues DC, Njaine B, Rondinelli E, Campos de Carvalho AC, Nascimento JH.Cardiovasc Drugs Ther. 2014 Apr;28(2):125-35. doi: 10.1007/s10557-013-6503-8. Cardiac autonomic dysfunction in rats chronically treated with anabolic steroid.

Pereira-Junior PP, Chaves EA, Costa-E-Sousa RH, Masuda MO, de Carvalho AC, Nascimento JH.Eur J Appl Physiol. 2006 Mar;96(5):487-94. doi: 10.1007/s00421-005-0111-7.  Cardioprotective properties of humoral factors released from rat hearts subject to ischemic preconditioning.

Serejo FC, Rodrigues LF Jr, da Silva Tavares KC, de Carvalho AC, Nascimento JH.J Cardiovasc Pharmacol. 2007 Apr;49(4):214-20. doi: 10.1097/FJC.0b013e3180325ad9.

CNPq e FAPERJ

Lucia Helena Alvares Salis

(+55) 21 2562-2560

Email: lusalis3@gmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3041475953351871

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5932-6820

Biografia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1983); residência em Clínica Médica pelo HPM (1984-1986); foi Visiting Fellow do Walter Reed Army Medical Center (EUA, Whashington, DC – 1986-1987); Tem Doutorado em Clinica Médica pela UFRJ (2003). Foi conselheira e presidente da CAAC do Conselho de Ensino para Graduados da UFRJ (2006-2015). Atualmente é pesquisadora do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora permanente do Programa de pós-graduação em Medicina - Cardiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ e do Instituto do Coração Edson Saad da UFRJ (ICES/UFRJ). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pesquisa Clínica, Cardiologia e Avaliação Tecnológica em Saúde.

Linhas de Pesquisa

Hipertensão Arterial e outros Fatores de Risco Cardiovascular na Ilha do Governador (R.J.); Genética, Hipertensão Arterial e outros Fatores de Risco Cardiovascular em população pré-definida em acompanhamento no ambulatório do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ; O polimorfismo do gene da enzima conversora de angiotensina (ECA) e sua correlação com doença cardiovascular isquêmica e seus fatores de risco, em uma população de funcionários de uma empresa e seus familiares; O polimorfismo do gene da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA) e resposta ao tratamento com droga anti-hipertensiva do grupo dos inibidores da ECA. MACC - Medicina Assistida por Computação Científica; Análise do perfil clínico e angiográfico dos pacientes referidos pelo Sistema de Regulação do SUS (SISREG/SUS) para serem submetidos a procedimentos hemodinâmicos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ; Relação entre o perfil clínico e antropométrico, níveis séricos de vitamina A e leptina, polimorfismo Gln223Arg do gene da leptina e fatores de risco cardiovascular em adolescentes; Polimorfismos dos genes da ECA, do angiotensinogênio e do receptor tipo I da Angiotensina II e pressão arterial.

Michel Silva Reis

(+55) 21 2562-2223

Email: msreis@hucff.ufrj.br

LATTES: http://lattes.cnpq.br/1889922526777364

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3817-0529

RESEARCH GATE: https://www.researchgate.net/profile/Michel-Reis

RESEARCHER ID: https://publons.com/researcher/3808984/michel-silva-reis/

GOOGLE SCHOOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?user=5qzCB1cAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

Biografia

Graduado em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), possui mestrado (2007) e doutorado (2010) em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Concluiu o estágio de pós-doutorado em Fisioterapia Cardiorrespiratória em 2011 (UFSCar). É Professor Associado da Faculdade de Fisioterapia e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Cardiologia e Educação Física / Centro de Ciências da Saúde / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Reabilitação Cardiorrespiratória (GECARE). Participa do Conselho Editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT) e é editor associado da ASSOFRAFIR Ciências. É consultor Ad Hoc da FAPERJ e FACEPE e de periódicos nacionais e internacionais. A partir de maio de 2021, foi designado como Diretor Adjunto de Pós-graduação da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ. Desenvolve pesquisas em Fisiologia do Exercício e Fisiologia Clínica do Exercício, Desempenho humano e Fisioterapia Cardiorrespiratória em parceria com pesquisadores nacionais (UFSCar, UNIFESP, UNINOVE, UFRN, UFSM, UERJ, FIOCRUZ) e internacionais (EUA, Itália e Espanha)

Linhas de Pesquisa

Processos de avaliação e reabilitação cardiorrespiratória e metábolica; Exercício físico. Aptidão física e saúde.

Nelson Albuquerque de Souza e Silva

(+55) 21 3938-6681

Email: nsouzaesilva@gmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/6460447408144781

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8370-5721

RESEARCHER ID: https://publons.com/researcher/862494/nelson-de-souza-e-silva/

GOOGLE SCHOOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?user=eTUXUH0AAAAJ&hl=pt-BR&oi=sra

RESEARCHGATE: https://www.researchgate.net/profile/Nelson-Souza-E-Silva

Biografia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1965). Foi Interno-Residente da Primeira Cadeira de Clínica Médica do Professor Clementino Fraga Filho da Faculdade de Medicina da UFRJ (1965). Foi Residente em Medicina Interna (1969-1971) e em Cardiologia (1971-1973) e Senior Resident Associate em Doenças Cardiovasculares (1973) pela Mayo Graduate School of Medicine, University of Minnesota-USA; Tem mestrado (Master Of Sciences In Medicine) pela Mayo Graduate School of Medicine - University of Minnesota (1974) e doutorado em Medicina (Cardiologia) pela UFRJ (1981). Pós-doutorado em epidemiologia clínica (bolsista da OPAS) na Universidade de Mc Master Canadá (1984). Foi Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRJ desde 1999. Vice-Diretor do Instituto do Coração Edson Saad (ICES) da UFRJ (2005-2007) e Diretor do ICES (2007 - 2019). Foi membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC) do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, Coordenador do Núcleo Interinstitucional de Avaliação Tecnológica em Saúde da UFRJ e da FIOCRUZ (NIATS/UFRJ/FIOCRUZ) e Coordenador do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina (Cardiologia) da UFRJ. É Professor Emérito da UFRJ desde abril de 2014. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Tecnológica em Saúde, Medicina e Teoria de Sistemas Complexos, hipertensão arterial e outros fatores de risco cardiovascular, polimorfismos genéticos em doença cardíaca isquêmica, epidemiologia das doenças cardiovasculares.

Linhas de Pesquisa

Epidemiologia Clínica; Estudos epidemiológicos em doenças cardiovasculares; Ecocardiografia e métodos não invasivos em cardiologia; Modelagem e Simulação Computacional do Sistema Cardiovascular Humano; Telemedicina - Computação móvel - Mecanismos e Arquiteturas de Teleinformática; Avaliação Tecnológica em Saúde; Cardiopatia Isquêmica Aterosclerótica - Genética e Fatores de Risco Cardiovascular; Estudos Epidemiológicos - Hipertensão Arterial e outros Fatores de risco cardiovascular;

Pablo Javier Blanco

(+55)

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2207239537360072

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3527-619X

Biografia

Possui graduação em Engenharia Eletromecânica (Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina, 2003) e Doutorado em Modelagem computacional (Laboratório Nacional de Computação Científica, Brasil, 2008). Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências, Bolsa de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq, Jovem Cientista de Nosso Estado da FAPERJ, Rio de Janeiro. Suas áreas de atuação são: Hemodinâmica Computacional do Sistema Cardiovascular Humano; Princípios e Formulações Variacionais na Mecânica dos Fluidos e na Mecânica dos Sólidos; Modelagem Constitutiva Multiescala e Análise de Sensibilidade.

Paolo Blanco Villela

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

R. Rodolpho Paulo Roco, 255, 8º andar - Cidade Universitaria - 21941913 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

(+55) 21 3938-2618

Email: pbvillela@gmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7536107066898264

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8121-5959

RESEARCHER ID: https://publons.com/researcher/4063041/paolo-villela

GOOGLE SCHOOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?user=CPhqni0AAAAJ&hl=pt-BR&oi=sra

RESEARCHGATE: https://www.researchgate.net/profile/Paolo-Blanco-Villela

Biografia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), residência médica em Clínica Médica pelo Hospital da Lagoa (HL), residência médica em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Medicina (Cardiologia) pela UFRJ. Possui título de Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia (FESC). Atualmente é cardiologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ (HUCFF-UFRJ), Professor de Cardiologia da Universidade Estácio de Sá, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Cardiologia) da UFRJ e revisor dos periódicos Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC) e International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS).

Roberto Coury Pedrosa

(+55) 21 3938-2618

LATTES: http://lattes.cnpq.br/1011137270746048

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3270-1595

Biografia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Pesquisador do Instituto de Cardiologia Edson Saad ICES/HUCFF-UFRJ. Membro do Conselho de Pós-Graduação do ICES-UFRJ. Professor Permanente da Pós-Graduação do ICES-UFRJ.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cardiopatia chagásica e disautonomia.

Ronaldo de Souza Leão Lima

(+55) 21 2590-6916

Email: ronsllima@gmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/8366953938754943

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8071-6516

RESEARCHER ID: https://publons.com/researcher/2868689/ronaldo-s-lima/

GOOGLE SCHOOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=Pgt1UNkAAAAJ

Biografia

possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1986). Tem mestrado (1993) e doutorado (2000) em Medicina (Cardiologia) pela UFRJ. Realizou pós-doutoramento em Cardiologia Nuclear na Universidade da Virginia (EUA) em 2001-2002. Atualmente é professor associado de Cardiologia da UFRJ e Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro - SOCERJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cintilografia miocárdica, estresse farmacológico, doença arterial coronariana, tecnécio 99m-isonitrila, Tálio-201 e prognóstico e tomografia miocárdica de perfusão.

Linhas de Pesquisa

Uso da cintigrafia miocárdica com GATED-SPECT na avaliação da doença arterial coronariana; Viabilidade Miocárdica; Estresse farmacológico na cintilografia miocárdica;

Roberto Muniz Ferreira

(+55)

Email: betomf@terra.com.br

LATTES: http://lattes.cnpq.br/6896359050518197

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0113-9234

RESEARCH GATE: https://www.researchgate.net/profile/Roberto-Ferreira-5

GOOGLE SCHOOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?user=2lhhEBIAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

Biografia

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2004), residência de clínica médica (2005-07) e cardiologia (2007-09) no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. Título de especialista em clínica médica pela SBCM (2009) e em cardiologia pela SBC (2009). Possui mestrado (2011) e doutorado (2017) em cardiologia pela UFRJ. Eleito Fellow do American College of Cardiology (2018). Atualmente é professor adjunto de cardiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, Professor Permanente da Pós-Graduação em Medicina (Cardiologia) da UFRJ, médico rotina da unidade cardiointensiva do Hospital Samaritano (Botafogo - RJ), e médico do Instituto do Coração Edson Saad/UFRJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica e Cardiologia.

Linhas de Pesquisa

Avaliação do acometimento cardiovascular de doenças sistêmicas; avaliação tecnológica em saúde.

Tiago Arruda Sanchez

Departamento de Radiologia
Faculdade de Medicina - UFRJ

Endereço Oficial:

Laboratório de Neuroimagem e Psicofisiologia - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - R. Rodolpho Paulo Roco, 255 - Cidade Universitaria - 21941913 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

+55 (21) 39386275

Email: tiago@medicina.ufrj.br

LATTES: http://lattes.cnpq.br/9674407216748382

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2853-1490

Biografia

Físico médico, neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Faculdade de Medicina, Departamento de Radiologia. É chefe do 'Laboratório de Neuroimagem e Psicofisiologia’. Doutor em ciências, na área de neuroimagem funcional e comportamento humano, pela Universidade de São Paulo (2009), onde também recebeu o título de mestre (2005) pelo Programa de Física Aplicada à Medicina e Biologia. Fez pós-doutorado em fisiologia (2010) no Instituto de Biofísica (Carlos Chagas Filho) da UFRJ.

Interesse de Pesquisa

Possui experiência em neurociência do comportamento humano usando neuroimagem (ressonância magnética funcional, fMRI), variabilidade da frequência cardíaca (VFC), biofeedback, testes cognitivos e comportamentais incluindo escalas psicométricas. Atua em diferentes linhas de pesquisa com especial interesse em: recursos cognitivos, atenção, regulação emocional*, estados afetivos, imagética mental e integração sensório-motora. Seus projetos de pesquisa abordam os sistemas nervoso e cardiorespiratório com aplicação em saúde mental incluindo dor crônica, transtornos de depressão e ansiedade, estudos de psicofarmacologia e de efeitos psicofisiológicos da Ayahuasca.

Linhas de Pesquisa

Estudos do eixo neuro-cardiorespiratório por neuroimagem e medidas da VFC; Imagética motora e predição espaço-temporal: mapeamento cerebral da integração sensório-motora; Efeitos da Ayahuasca na neurofisiologia humana: estudos por neuroimagem; Neurofisiologia da regulação emocional: mecanismos de integração cognitivo-emocional e implicações clínicas; Ressonância magnética funcional em estudos psiquiátricos: bases neurais dos transtornos de depressão e ansiedade; Métodos avançados de RM no estudo das doenças neurológicas e mecanismos fisiopatológicos envolvidos.

Publicações mais Relevantes

Delaveau, P. Sanchez, Tiago Arruda. Steffen, R. Deschet, K. Jabourian, M. Perlbarg, V. Gasparetto, E. L. Dubal, S. Costa e Silva, J. A. Fossati, P . Default mode and task-positive networks connectivity during the N-Back task in remitted depressed patients with or without emotional residual symptoms. HUMAN BRAIN MAPPING, p. 3491-3501, 2017;

Carvalho, Fabiana M. Chaim, Khallil T. Sanchez, Tiago A. De Araujo, Draulio B. Time-Perception Network and Default Mode Network Are Associated with Temporal Prediction in a Periodic Motion Task. Frontiers in Human Neuroscience, v. 10, p. 1-13, 2016;

Sanchez, Tiago Arruda. Mocaiber, I. Erthal, F. C. S. Joffily, M. Volchan, E. Pereira, M. G. De Araujo, D. B. Oliveira, L. Amygdala responses to unpleasant pictures are influenced by task demands and positive affect trait. Frontiers in Human Neuroscience, v. 9, p. 107, 2015;

de Araujo, Draulio B. Ribeiro, Sidarta Cecchi, Guillermo A. Carvalho, Fabiana M. Sanchez, Tiago A. Pinto, Joel P. de Martinis, Bruno S. Crippa, Jose A. Hallak, Jaime E.C. Santos, Antonio C. Seeing with the eyes shut: Neural basis of enhanced imagery following ayahuasca ingestion. Human Brain Mapping, v. 33, p. 2550-2560, 2012;

Mocaiber, I. Sanchez, T.A. Pereira, M.G. Erthal, F.S. Joffily, M. Araujo, D.B. Volchan, E. de Oliveira, L. . Antecedent descriptions change brain reactivity to emotional stimuli: a functional magnetic resonance imaging study of an extrinsic and incidental reappraisal strategy. Neuroscience, v. 193, p. 241-248, 2011.

2016 -Atual

Interações Fisiopatológicas entre os Sistemas Nervoso e Respiratório no Acidente Vascular Encefálico Isquêmico Focal e Encefalopatia Hipóxica-Isquêmica Neonatal: Impacto Morfofuncional, Biológico e Imunológico. Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tiago Arruda Sanchez - Integrante / Sergio Augusto Lopes de Souza - Integrante / Paulo Henrique Rosado de Castro - Integrante / Priscilla Olsen - Integrante / André Vale - Integrante / Pedro Coelho - Integrante / Pedro Leme - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro

2014 - Atual

Estudo dos mecanismos fisiopatológicos das doenças neurológicas por imagem avançada. Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tiago Arruda Sanchez - Integrante / Fabiana Mesquita de Carvalho - Integrante / Maurice Borges Vincent - Coordenador / Ana Lúcia Rosso - Integrante / Diamantino Salgado - Integrante / Marco Antônio Lima - Integrante / Jorge Marcondes - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro

2013 - Atual

Técnicas avançadas de ressonância magnética da avaliação da resposta ao tratamento em pacientes com doenças desmielinizantes. Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tiago Arruda Sanchez - Integrante / Edson dos Santos Marchiori - Coordenador / Soniza Vieira Alves-Leon - Integrante / Emerson Leandro Gasparetto - Integrante / Antonio Carlos Pires Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro

2013 - Atual

Efeitos da ayahuasca na neurofisiologia das emoções: um estudo por neuroimagem. Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tiago Arruda Sanchez - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro

2012 - Atual

Neural bases of emotional blunting measured by fMRI in remitted depressed patients treated by paroxetine. An open-label study. Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tiago Arruda Sanchez - Integrante / Emerson Leandro Gasparetto - Integrante / Jorge Alberto Costa e Silva - Coordenador / Philippe Fossati - Integrante. Financiador(es): Institute de Recherches Internationales Servier - Auxílio financeiro

Christina Grüne de Souza e Silva

Egresso do PPG

Rua Siqueira Campos 93 - salas 101-103 - Copacabana

(21) 988993665

Email: christina.g.dss@gmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/5652206527150392

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0758-5174

RESEARCH GATE: https://www.researchgate.net/profile/Christina-De-Souza-E-Silva

GOOGLE SCHOLAR: https://scholar.google.com/citations?user=P3i77ncAAAAJ&hl=pt-BR&authuser=1

Biografia

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004-2009), residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2010/12), residência em Cardiologia no Instituto Nacional de Cardiologia (INC - 2012/14). Finalizou curso de mestrado na Pós-Graduação em Cardiologia no Instituto do Coração Edson Saad/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014/15). Finalizou curso de doutorado em cardiologia pelo Instituto do Coração Edson Saad/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015/2019) com etapa sanduíche na Stanford University/EUA (março/2017 a agosto/2018). Atualmente é médica-sócia da Clínica de Medicina do Exercício (CLINIMEX).

Cardiologia, Medicina do Exercício e do Esporte, Avaliação Tecnológica em Saúde

Linhas de Pesquisa

VARIÁVEIS ASSOCIADAS AO EXERCÍCIO FÍSICO E MORTALIDADE: Eficácia da intervenção nutricional isolada ou associada a outras intervenções não farmacológicas no perfil antropométrico e na composição corporal de indivíduos pré-hipertensos e hipertensos

Publicações mais Relevantes

CARVALHO, TALES DE ; MILANI, MAURICIO ; FERRAZ, ALMIR SERGIO ; SILVEIRA, ANDERSON DONELLI DA ; HERDY, ARTUR HADDAD ; HOSSRI, CARLOS ALBERTO CORDEIRO ; SILVA, CHRISTINA GRÜNE SOUZA E ; ARAÚJO, CLAUDIO GIL SOARES DE ; ROCCO, ENEAS ANTONIO ; TEIXEIRA, JOSÉ ANTONIO CALDAS ; DOURADO, LUCIANA OLIVEIRA CASCAES ; MATOS, LUCIANA DINIZ NAGEM JANOT DE ; EMED, LUIZ GUSTAVO MARIN ; RITT, LUIZ EDUARDO FONTELES ; SILVA, MARCONI GOMES DA ; SANTOS, MAURO AUGUSTO DOS ; SILVA, MIGUEL MORITA FERNANDES DA ; FREITAS, ODILON GARIGLIO ALVARENGA DE ; NASCIMENTO, PABLO MARINO CORRÊA ; STEIN, RICARDO ; MENEGHELO, ROMEU SERGIO ; SERRA, SALVADOR MANOEL . Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular - 2020. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 114, p. 943-987, 2020.

DE SOUZA E SILVA, CHRISTINA G; KAMINSKY, LEONARD A ; ARENA, ROSS ; CHRISTLE, JEFFREY W ; ARAÚJO, CLAUDIO GIL S ; LIMA, RICARDO M ; ASHLEY, EUAN A ; MYERS, JONATHAN . A reference equation for maximal aerobic power for treadmill and cycle ergometer exercise testing: Analysis from the FRIEND registry. European Journal of Preventive Cardiology, v. 00, p. 204748731876395, 2018.

SILVA, CHRISTINA GRÜNE DE SOUZA E; KLEIN, CARLOS HENRIQUE ; GODOY, PAULO HENRIQUE ; SALIS, LUCIA HELENA ALVARES ; SILVA, NELSON ALBUQUERQUE DE SOUZA E . Up to 15-Year Survival of Men and Women after Percutaneous Coronary Intervention Paid by the Brazilian Public Healthcare System in the State of Rio de Janeiro, 1999-2010. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 111, p. 553-561, 2018.

DE SOUZA DE SILVA, CHRISTINA GRÜNE; KOKKINOS, Peter ; DOOM, RACHELLE ; LOGANATHAN, DANEKKA ; FONDA, Holly ; CHAN, Khin ; DE ARAÚJO, CLAUDIO GIL SOARES ; MYERS, JONATHAN . Association between cardiorespiratory fitness, obesity, and health care costs: The Veterans Exercise Testing Study. INTERNATIONAL JOURNAL OF OBESITY, v. xx, p. 30459403, 2018.

SILVA, CHRISTINA GRÜNE DE SOUZA E; KLEIN, CARLOS HENRIQUE ; GODOY, PAULO HENRIQUE ; SILVA, NELSON ALBUQUERQUE DE SOUZA E . Trends and Hospital Mortality in Myocardial Revascularization Procedures Covered by the Brazilian Unified Health System in Rio de Janeiro State from 1999 to 2010. International Journal of Cardiovascular Sciences, v. 29, p. 477, 2017

SILVA, CHRISTINA G. DE SOUZA E; ARAÚJO, CLAUDIO GIL S. . Sex-Specific Equations to Estimate Maximum Oxygen Uptake in Cycle Ergometry. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 105, p. 381, 2015.

ARAÚJO, CLAUDIO GIL S. ; CASTRO, CLAUDIA LUCIA ; FRANCA, JOAO FELIPE ; SILVA, CHRISTINA GRÜNE DE SOUZA E . CLINIMEX Aerobic Fitness Questionnaire: Proposal and Validation. International Journal of Cardiovascular Sciences, v. 32, p. 331-342, 2019.

MYERS, JONATHAN ; DE SOUZA DE SILVA, CHRISTINA GR'ONE ; DOOM, RACHELLE ; FONDA, Holly ; CHAN, Khin ; Kamil-Rosenberg, Shirit ; KOKKINOS, Peter . Cardiorespiratory Fitness and Health Care Costs in Diabetes: The Veterans Exercise Testing Study. AMERICAN JOURNAL OF MEDICINE, v. xx, p. xx, 2019.

Kamil-Rosenberg, Shirit ; KOKKINOS, Peter ; GRUNE DE SOUZA E SILVA, CHRISTINA ; YEE, WIN LETH SHWE ; ABELLA, JOSHUA ; CHAN, Khin ; MYERS, JONATHAN . Association between cardiorespiratory fitness, obesity, and incidence of atrial fibrillation. INTERNATIONAL JOURNAL OF CARDIOLOGY HEART & VASCULATURE, v. 31, p. 100663, 2020.

DE SOUZA E SILVA, CHRISTINA G.; DE SOUZA E SILVA, EDMUNDO ; ARENA, ROSS ; MYERS, JONATHAN . PREDICTING MORTALITY IN PATIENTS WITH CORONARY ARTERY DISEASE REFERRED TO CARDIAC REHABILITATION: A MACHINE LEARNING APPROACH. JOURNAL OF THE AMERICAN COLLEGE OF CARDIOLOGY, v. 77, p. 1527, 2021.

Jaqueline Soares da Silva

Pesquisadora Colaboradora
Instituto de Ciências Biomédicas, UFRJ

Av, Carlos Chagas Filho, 373, Bloco J, sala 11, UFRJ

(21) 39386505

Email: ssjck@hotmail.com

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3520224076256721

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3946-4753

GOOGLE SCHOLAR: https://scholar.google.com.br/citations?user=9eF6KVMAAAAJ&hl=pt-BR

Biografia

Possui graduação em Ciências Biológicas -Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolvendo pós-doutoramento desde janeiro de 2014 no Laboratório de Farmacologia Cardiovascular.

Interesse de Pesquisa

Atuo no desenvolvimento de pesquisa para o tratamento das diferentes causas da disfunção cardíaca como induzida pela menopausa, infarto do miocárdio, diabetes, hipertensão arterial sistêmica e pulmonar.

Linhas de Pesquisa

Tenho como linha de pesquisa a área de Farmacologia, com ênfase em desenvolvimento de nomos tratamentos para a insuficiência cardíaca de fração de ejeção preservada e ou reduzida.

Publicações mais Relevantes

DA SILVA, JAQUELINE S; MONTAGNOLI, TADEU L. ; ROCHA, B. S. ; TACCO, M. L. C. A. ; MARINHO, S. C. P. ; Zapata-Sudo, G. . Estrogen Receptors: Therapeutic Perspectives for the Treatment of Cardiac Dysfunction after Myocardial Infarction. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 22, p. 525, 2021.

MONTAGNOLI, TADEU L. ; DA SILVA, JAQUELINE S. ; SUDO, SUSUMU Z. ; SANTOS, AIMEÉ D. ; GOMIDE, GABRIEL F. ; DE SÁ, MAURO P. L. ; Zapata-Sudo, Gisele . ROCK Inhibition as Potential Target for Treatment of Pulmonary Hypertension. Cells, v. 10, p. 1648, 2021.

COSTA, G. C. ; MONTAGNOLI, T. L. ; Da SILVA, J.S. ; ALENCAR, AKN ; GAMBA, LUIS E.R. ; ECCARD, B. O. A. ; SILVA, MMC ; TRACHEZ, M. M. ; NASCIMENTO, JHM ; PIMENTEL-COELHO, PEDRO M. ; MENDEZ-OTERO, R. ; Lima L M ; BARREIRO, EJ . New Benzofuran N-Acylhydrazone Reduces Cardiovascular Dysfunction in Obese Rats by Blocking TNF-Alpha Synthesis. Drug Design Development and Therapy, v. Volume 14, p. 3337-3350, 2020.

SILVA, MARINA DE MORAES CARVALHO DA ; ALENCAR, ALLAN KARDEC NOGUEIRA DE ; SILVA, JAQUELINE SOARES DA ; MONTAGNOLI, TADEU LIMA ; SILVA, GRAZIELLE FERNANDES DA ; ROCHA, BRUNA DE SOUZA ; MONTES, GUILHERME CARNEIRO ; MENDEZ-OTERO, ROSÁLIA ; PIMENTEL-COELHO, PEDRO MORENO ; VASQUES, JULIANA F. ; TRAHEZ, MARGARETE MANHÃES ; Sudo, Roberto Takashi ; Zapata-Sudo, Gisele . Therapeutic Benefit of the Association of Lodenafil with Mesenchymal Stem Cells on Hypoxia-induced Pulmonary Hypertension in Rats. Cells, v. 9, p. 2120, 2020.

ALVES, BRYELLE E.O. ; DE ALENCAR, ALLAN K.N. ; GAMBA, LUIS E.R. ; TRACHEZ, MARGARETE M. ; DA SILVA, JAQUELINE S. ; ARAÚJO, JOSENILDO S.C. ; MONTAGNOLI, TADEU L. ; MENDES, LUIZA V.P. ; PIMENTEL-COELHO, PEDRO M. ; DO M.N. CUNHA, VALÉRIA ; MENDEZ-OTERO, ROSALIA ; OLIVEIRA, GLÁUCIA M.M. ; LIMA, LÍDIA M. ; BARREIRO, ELIEZER J. ; Sudo, Roberto T. ; Zapata-Sudo, Gisele . Reduction of cardiac and renal dysfunction by new inhibitor of DPP4 in diabetic rats. Pharmacological Reports, v. 71, p. 1190-1200, 2019.

DA SILVA, JAQUELINE S.; SUN, XUMING ; AHMAD, SARFARAZ ; WANG, HAO ; Sudo, Roberto T. ; VARAGIC, JASMINA ; FERRARIO, CARLOS M. ; Zapata-Sudo, Gisele ; GROBAN, LEANNE . GPER agonist G1 improves diastolic function and attenuates cardiac RAS activation in estrogen-deficient hypertensive rats. JOURNAL OF CARDIOVASCULAR PHARMACOLOGY, v. NA, p. NA-NA, 2019.

FELIX, NATHANE SANTANNA ; MENDONÇA, LUCAS ; BRAGA, CASSIA LISBOA ; SILVA, JAQUELINE SOARES ; SAMARY, CYNTHIA DOS SANTOS ; VIEIRA, JULIANA BORGES ; CRUZ, FERNANDA ; ROCHA, NAZARETH DE NOVAES ; ZAPATA'SUDO, GISELE ; MACEDO ROCCO, PATRICIA RIEKEN ; SILVA, PEDRO LEME . Effects of infigratinib, new fibroblast growth factor receptor-1 inhibitor, with or without sildenafil in experimental pulmonary arterial hypertension. BRITISH JOURNAL OF PHARMACOLOGY, v. NA, p. NA-NA, 2019.

DA SILVA, JAQUELINE SOARES; Costa, Daniele G. ; SUDO, RT ; WANG, HAO ; GROBAN, LEANNE ; FERRAZ, EB ; NASCIMENTO, JHM ; FRAGA, CAM ; BARREIRO, EJ ; Zapata-Sudo, G. . Adenosine A2A receptor agonist prevents cardiac remodeling and dysfunction in spontaneously hypertensive male rats after myocardial infarction. Drug Design Development and Therapy, v. Volume11, p. 553-562, 2017.

DA SILVA, JAQUELINE S; GABRIEL-COSTA, D. ; WANG, H ; AHMAD S. ; SUN, X ; VARAGIC, J. ; SUDO, RT ; FERRARIO, CARLOS M. ; ITALIA, L. J. D. ; Zapata-Sudo, Gisele ; GROBAN, L . Blunting of cardioprotective actions of estrogen in female rodent heart linked to altered expression of cardiac tissue chymase and ACE2. JOURNAL OF THE RENIN-ANGIOTENSIN-ALDOSTERONE SYSTEM, v. 18, p. 147032031772227, 2017.

MENDONCA, L. ; FELIX, N. S. ; BLANCO, N. G. ; DA SILVA, JAQUELINE S ; FERREIRA, T. P. ; ABREU, S. C. ; CRUZ, F. F. ; ROCHA, N. ; SILVA, P. M. ; MARTINS, V. ; CAPELOZZI, V. L. ; Zapata-Sudo,G ; ROCCO, P. R. M. ; SILVA, P. L. . Mesenchymal stromal cell therapy reduces lung inflammation and vascular remodeling and improves hemodynamics in experimental pulmonary arterial hypertension. Stem Cell Research & Therapy, v. 8, p. 1-15, 2017.

Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho