cancel 1

Notícias

Banner05Cultivada por pequenos produtores em praticamente todo o território brasileiro, a produção de berinjela sofre grandes perdas no período da safra devido ao excesso de oferta. No Brasil, o tipo mais comum é a berinjela de formato oblongo, de coloração roxo-escuro, brilhante, com pedúnculo verde. Em nosso país, as berinjelas são principalmente comercializadas in natura e utilizadas domesticamente após algum tratamento térmico (cozidas em água, refogadas em óleo, fritas e assadas). A industrialização de berinjelas se dá, basicamente, em pequenas empresas que processam berinjelas secas, picles fermentados, conservas com outras hortaliças e pastas. Devido suas características nutricionais, têm sido feitos estudos na fabricação de farinha de berinjela, que pode ser utilizada misturada à farinha de trigo na fabricação de biscoitos, pães e massas alimentícias. A FB destaca-se devido a sua composição rica em componentes antioxidantes, fibras e minerais.

A FB se mostrou um ingrediente alimentar altamente desejável para enriquecer a dieta, porém há poucos dados sobre a sua composição química.  Desse modo, a realização deste trabalho justifica-se pela necessidade de buscar alternativas para otimização da prevenção primária de dislipidemia e tratamento da obesidade em um grupo de indivíduos que apresenta dificuldades para a modificação do hábito alimentar. 

Este estudo é relevante e pioneiro, pois não há estudos que tenham avaliado o efeito da dieta hipoenergética associada ao consumo de farinha de berinjela no estado antioxidante e perfil lipídico de indivíduos com excesso de peso.

 Veja a Tese de Mauara Scorsatto

adidas Yeezy kaufen

Banner04A dislipidemia afeta adversamente o sistema cardiovascular atuando, dentre outros aspectos, sobre o endotélio. A manutenção da integridade funcional do endotélio é crucial para a prevenção da aterosclerose; tem sido demonstrado que a disfunção endotelial ocorre desde o início do processo aterosclerótico e contribui para a formação, progressão e instabilidade da placa. Estudos demonstraram que a disfunção endotelial é um preditor independente de eventos cardiovasculares e de pior prognóstico em longo prazo.

A agressão ao endotélio ocasionada pela dislipidemia também pode ser estudada através de alterações nas células progenitoras endoteliais (CPE). Estas são células CD34 circulantes que possuem a capacidade de migrar para lugares de agressão vascular e ajudar no reparo endotelial. As CPE têm sido intensamente estudadas devido ao seu potencial prognóstico e terapêutico em indivíduos com doença cardiovascular.

Neste contexto, o objetivo primário deste estudo foi realizar uma caracterização dos pacientes com hipercolesterolemia grave, com foco na avaliação da função endotelial microvascular e das células progenitoras endoteliais. Secundariamente, o trabalho tem como objetivo comparar estes parâmetros entre os pacientes que possuem diagnóstico clínico de HF e os que não possuem, a fim de verificar se os primeiros apresentam maiores anormalidades.

 Veja a Dissertação de Juliana Duarte Lopes da Silva

Nike

Banner03A cirurgia de reconstrução ventricular esquerda associada à revascularização miocárdica é uma das opções cirúrgicas para pacientes com cardiopatia isquêmica e disfunção ventricular esquerda avançada com refratariedade ao tratamento clínico. Contudo, o que se conhece a respeito da mortalidade operatória deste procedimento nos últimos 30 anos provém em grande parte de estudos pequenos, heterogêneos quanto à população, técnica cirúrgica empregada, e definição de mortalidade cirúrgica, variando de 2 a 42%, com média de 15%. As bases cirúrgicas da reconstrução geométrica do ventrículo esquerdo no aneurisma de parede anterior foram apresentadas por Jatene e Dor, e desde então, o conceito de restauração cirúrgica da forma, geometria e contratilidade ventriculares como tratamento para complicações crônicas do infarto agudo do miocárdio vêm sendo amplamente estudados.

Inicialmente descrita para correção da geometria ventricular distorcida pela presença de aneurismas anteriores de grande volume, a cirurgia de reconstrução ventricular associada à revascularização do miocárdio teve sua indicação ampliada para a correção da esfericidade ventricular desencadeada pela presença de extensas áreas acinéticas mesmo sem áreas discinéticas associadas com melhora da fração de ejeção, sobrevida e classe funcional nesses pacientes. Apesar das diversas técnicas operatórias serem utilizadas em hospitais brasileiros há mais de 2 décadas, restam dúvidas sobre essa prática assistencial no cenário brasileiro, sua mortalidade cirúrgica, hospitalar e principalmente a sobrevida dos pacientes submetidos à cirurgia de reconstrução do ventrículo esquerdo associada ou não a revascularização esquerda em nosso meio.

 Veja a Dissertação de Vinicius de Franceschi

Zoom Kobe XII ZK12

Institucional

Sobre o Programa

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Calendário Acadêmico

Grade Curricular

Disciplinas e ementas

Admissão

normas e regulamentos

Formulario

Informe academico

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

PRODUÇÃO INTELECTUAL

Teses

Dissertações

Publicações
E-books

Projetos

Topo