cancel 1

Notícias

webqualismecidadeIA ÁREA 15 da CAPES (MEDICINA I) se consolidou nos últimos anos com um perfil multidisciplinar de programas/cursos. Baseado na distribuição dos estratos dos periódicos nos anos anteriores: AI (381) 12,30%, Al+A2 (744) 24,95% e AI + A2+BI (1527) 49,93% houve aumento do JCR para definição de cada segmento que será utilizado na avaliação de 2015.

Confira aqui o Webqualis para a área de Medicina I

Air Jordan XVII 17Air Jordan 1

Em cerimônia realizada no dia 12 de junho de 2015, a UFRJ prestou homenagem ao Prof. Antônio Paes de Carvalho. Estiveram presentes na cerimônia o Magnífico Reitor Prof. Carlos Antônio Levi da Conceição, o Vice-reitor, Prof. Antônio José Ledo Alves da Cunha, o diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Prof. Roberto de Andrade Medronho, o presidente da Academia Nacional de Medicina, Prof. Pietro Novellino e o Prof. João Fernando Gomes de Oliveira, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências.

Leia a Carta de Homenagem do POSCARDIO ao Professor Antônio Paes de Carvalho:

“Caro Professor Antônio Paes de Carvalho,

Obrigada pela oportunidade de assistir a cerimônia de homenagem dos seus 80 anos.

Já sabia de algumas de suas facetas, mas foi com grande satisfação que pude conhecer um pouco melhor sua trajetória profissional.

Foi muito gratificante observar os testemunhos daqueles que falaram na cerimônia, porém mais interessante foi observar a admiração que todos os presentes nutriam por sua pessoa.  Estavam ali para partilhar da homenagem que tinham certeza era mais do que merecida. Todos o tinham como exemplo e possuíam orgulho de ter participado de sua vida, e o reflexo de sua trajetória irradiava de cada um dos presentes.

Observei com grande curiosidade sua capacidade de agregar valores e saberes tão diferentes, sua liderança, sua ética e o carinho por seus alunos. Notei também o quanto o professor se sente responsável por suas vidas e por tudo que os ajudou a construir. Não havia desavenças, não havia ressentimentos, não havia pesares ou dúvidas. Todos tinham a certeza de estarem no lugar certo reverenciando o professor que tinham como ídolo.

Para nós que somos mais jovens é muito importante saber que existem pessoas que acreditam que ser professor vai muito além de transmitir conhecimento. É conquistar o coração de seus alunos, os ajudando a transformar seus sonhos em realidade.  É imprimir sua marca em suas mentes para iluminar os tempos nublados.

Obrigado também pela oportunidade de partilhar de seus anos mais recentes e de tê-lo como exemplo de ética, retidão de caráter e elegância. Obrigado por me ensinar a enxergar além do que os olhos podem ver.

Saí renovada da cerimônia. Desejo que possamos comemorar muitos dos seus aniversários que ainda estão por vir.

Um forte abraço,

Gláucia Moraes”

 

*Sobre o Prof. Antônio Paes de Carvalho:

Possui graduação em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina (1959). Especialização em MBA executivo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997); doutorado em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina (1961), onde defendeu a tese “Excitação cardíaca: alguns aspectos eletrofisiológicos”, sob a orientação de Carlos Chagas Filho. O pós-doutorado foi realizado na State University of New York, em 1964.

Atualmente, é presidente da empresa Extracta Moléculas Naturais S A e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ministrou as disciplinas de biofísica, fisiologia, fisiologia da circulação e respiração e fisiologia vegetal, até licenciar-se. É professor do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da UFRJ.

Leia mais 

Nike Zoom Vomero 11adidas neo white liteblue blue color card

primeiro encontro dos coordenadores

A reunião aconteceu no dia 09 de junho de 2015, na sede da SOCERJ, envolvendo coordenadores das Pós-Graduações stricito sensu na Área Cardiovascular do Rio de Janeiro.  Estavam presentes os professores: Andrea Rocha de Lorenzo (INC), Glaucia Maria Moraes de Oliveira (UFRJ),Mário Fritsch Toros Neves (UERJ) e Claudio Tinoco Mesquita (UFF).

Foram discutidos os desafios e perspectivas para os cursos sendo consensuais: 

1. Redução progressiva da procura por profissionais médicos. 

2. Dificuldades em publicar os resultados das teses. 

3. Dificuldade de engajamento de docentes nas atividades das pós-graduações. 

4. Dificuldades de obtenção de recursos de fomento para as pesquisas. 

5. O mestrado profissionalizante tem uma procura muito grande, especialmente por profissionais de fora do RJ. A experiência do INC é muito bem sucedida com mais de 80 candidatos procurando o curso. 

6. A flexibilização da carga horária é cada vez mais necessária. 

7. A busca de novos grupos para recrutar alunos tem sido uma realidade: residentes, alunos de graduação (MD-PhD) 

Propostas:

1. Formação de um Grupo de Trabalho permanente na Área Cardiovascular composto inicialmente pelos coordenadores das Pós-Graduações na Área Cardiovascular do Rio de Janeiro. Este grupo terá como objetivo propor ações de incentivo ao desenvolvimento das PG.

2. Criação de um Encontro Anual das Pós-Graduações com Atuação na Área Cardiovascular: serão discutidas estratégias de cooperação para formação de uma rede estadual de pesquisa. A Profa. Andrea Lorenzo trará uma proposta para este encontro na próxima reunião. 

3. Buscar fomentos de modo conjunto nas agências de fomento de forma que atendam às características das Pós-Graduações. Criar editais com demandas específicas.  

4. Aumentar as submissões de artigos para a IJCS de formar a consolidar este periódico junto ao QUALIS.      

Adidas Yeezy basketballNike

Institucional

Sobre o Programa

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Calendário Acadêmico

Grade Curricular

Disciplinas e ementas

Admissão

normas e regulamentos

Formulario

Informe academico

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

PRODUÇÃO INTELECTUAL

Teses

Dissertações

Publicações
E-books

Projetos

Topo