cancel 1

Notícias

cirurgia valvarOrientadores:  Prof. Dr. Nelson Albuquerque de Souza e Silva, Prof. Dr. Paulo Henrique Godoy, Prof. Dr. Vitor Manuel Pereira Azevedo

Esta tese de Doutorado tem como objetivo estimar a letalidade hospitalar, a sobrevida de longo prazo e o tempo médio de permanência hospitalar dos pacientes que foram submetidos à cirurgia cardíaca valvar realizada de janeiro de 2001 a novembro de 2007, no âmbito do Sistema Único de Saúde no cenário "da vida real”.

Foram utilizadas as bases de dados nacionais do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do SUS e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), para localizar informações sobre 78.808 pacientes que foram submetidos à cirurgia cardíaca valvar no período estudado. Utilizou-se o relacionamento probabilístico para parear os dois bancos de dados. As funções de sobrevida foram calculadas pelo estimador não paramétrico de Kaplan-Meier. O desfecho avaliado foi tempo até o óbito.

Constatamos em nossa pesquisa que esta é uma das maiores coortes, em cirurgia valvar já publicadas, com 78.808 pacientes. A idade média foi de 50,0 anos, os pacientes eram muito mais jovens do que os relatados em estudos de países desenvolvidos. No trabalho europeu Euro Heart Survey sobre valvulopatias a média de idade foi de 64 anos. A proporção do tipo de lesão valvar e de etiologias também foi diferente da maioria dos estudos baseados nas populações norte americana e europeia. No subconjunto de lesão valvar identificada, a estenose mitral foi a lesão mais frequente. A doença reumática foi a etiologia mais prevalente e responsável por mais de metade dos indivíduos estudados. Este achado é semelhante a outros estudos realizados em países em desenvolvimento. No entanto pelos dados encontrados, podemos inferir que outras lesões valvares e etiologias começam a aumentar sua importância no cenário brasileiro.

CLIQUE AQUI para ver a apresentação em slides. 

Air JordansLebron XIII Low EP

professor-gilO Prof. Claudio Gil (ICES-UFRJ e orientador do PPG-Cardiologia) participou em meados de março, em San Diego, do Congresso Americano de Cardiologia - 2015. Dentre as diversas atividades, destaca-se sua primeira participação como o único representante internacional do Sport & Exercise Cardiology Council, para o qual foi nomeado e selecionado no final de 2014, a partir de uma indicação do Departamento de Ergometria e da direção da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Segundo o professor, essa foi uma rica e positiva experiência, sendo possível antever ações futuras bastante relevantes na promoção do exercício saudável e do cuidado cardiológico do exercitante e do atleta por esse Council, que mescla grandes e tradicionais nomes na área, como Paul Thompson e Barry Maron, com outros mais jovens e entusiastas como Silvana Molossi, Mike Emery, Jack Salerno, Matthew Martinez e Aaron Baggashi.

Ainda na mesma viagem, o Prof. Claudio Gil fez uma visita científica a Arnold School of Public Health – University of South Carolina, onde se reuniu com o Prof. Steve Blair, principal expoente da epidemiologia do exercício físico/atividade física, e diversos dos seus colaboradores.

Destaca-se ainda a apresentação de um “Seminar Series” pelo nosso professor para os estudantes de pós-graduação e docentes da instituição americana, que teve o título de “Incorporating novel assessment tools in exercise/fitness:
from 30 years of research to clinical practice” e que permitiu, ao longo de pouco mais de uma hora, mostrar e discutir vários dos procedimentos inovadores criados pelo seu grupo de pesquisa nos últimos 30 anos.

Nessa visita avançou a análise dos resultados do primeiro estudo colaborativo e lançaram-se as bases para outras parcerias em pesquisas e no intercâmbio de alunos de pós-graduação e de docentes das duas instituições.

professor gil foto2

NEW BALANCEnike high retro men clothes clearance sale women

estudo jogadores futebol v2No dia 17 de abril, o Prof. Dr Claudio Gil Soares de Araújo (ICES-UFRJ) e seu orientando de doutorado Flavio Gomes Ferreira Pinto apresentarão a pesquisa "Tônus Vagal Cardíaco de Futebolistas Profissionais Depende da Posição em Campo",  na sessão de temas livres do 32 CONGRESSO DE CARDIOLOGIA da SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (15 a 17 de abril - Centro de Convenções Sulamérica - http://32congresso.socerj.org.br/). A pesquisa inclui dados coletados em 242 jogadores profissionais de futebol avaliados entre 2005 e 2014 na Clinica de Medicina do Exercício – CLINIMEX. A avaliação da modulação vagal cardíaca foi feita pelo teste de exercício de 4 segundos, procedimento desenvolvido e padronizado pelo orientador nos anos 90 e dá continuidade a um importante projeto de dentro da linha de pesquisa Exercício Físico e Saúde do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da UFRJ.

Para acessar o resumo do trabalho CLIQUE AQUI.

 

 

Assista o vídeo:

Womens Running Shoeswomens nike coral roshe shoes black sneakers , Barron Trump Soars in New Balance Above Donald + Melania: Mar-a-Lago

Institucional

Sobre o Programa

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Calendário Acadêmico

Grade Curricular

Disciplinas e ementas

Admissão

normas e regulamentos

Formulario

Informe academico

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

PRODUÇÃO INTELECTUAL

Teses

Dissertações

Publicações
E-books

Projetos

Topo