No dia 19 de dezembro de 2014, a aluna de doutorado Grazielle Vilas Bôas Huguenin defendeu sua tese de doutorado intitulada: EFEITO DO GRANULADO DE CASTANHA-DO-BRASIL ASSOCIADO À DIETA NOS BIOMARCADORES DE ESTADO ANTIOXIDANTE E PARÂMETROS DA MICROCIRCULAÇÃO SISTÊMICA EM INDIVÍDUOS HIPERTENSOS E DISLIPIDÊMICOS.
Grazielle concluiu seu doutorado-sanduíche com bolsa da CAPES e consolidou a parceira do Programa de Pós Graduação em Cardiologia com o professor JOHN EDWARD HESKETH da Universidade de New Castle-Reino Unido fortalecendo a Linha de Pesquisa de Nutrição em Cardiologia.
Sua tese teve como objetivo “Avaliar o efeito do granulado da Castanha-do-Brasil associado à dieta na qualidade da dieta, marcadores do estado antioxidante e parâmetros da microcirculação sistêmica em pacientes hipertensos e dislipidêmicos”.
A conclusão extraída foi que “O consumo do GCB contribuiu para a redução da LDL-oxidada, aumento da atividade enzimática da GPx3 e aumentou da produção de óxido nítrico em pacientes hipertensos e dislipidêmicos, e a intervenção nutricional contribuiu para o aumento do recrutamento de capilares após 12 semanas em ambas as intervenções”.
Clique aqui e leia a tese na íntegra.